Gelson Oliveira Sociedade de Advocacia Gelson Oliveira

+55 (71) 3022-9011 | (71) 99351 6644 (WhatsApp)
Menu

Transitando no ambiente carcerário da Bahia desde 2005

Transitando no ambiente carcerário da Bahia desde 2005, o advogado e agora responsável pela Congregação da Igreja Batista Metropolitana, localizada no modulo II do Complexo Penitenciário da Mata Escura, Gelson Antonio de Oliveira, vem desenvolvendo um trabalho de ressocialização de presos e egresso naquela mesma localidade. 

Poucos sabem que o Estado da Bahia tem uma população carcerária que apresenta um crescimento anual assustador, criando assim um déficit de vagas em delegacias, penitenciárias e Colônias Penais. Dentre os estabelecimentos existentes na Bahia, a sua grande maioria, apresenta problema de superlotação, e não é comum encontrar um que possua projetos que busquem a ressocialização e capacitação dos internos.

Embora alguns estudiosos sobre presídios acreditem não estar no trabalho a solução para os problemas que afligem a população carcerária, de uma coisa é certa, na ociosidade também é que não está, pois, encontramos prisões insalubres, corrompidas, superlotadas, esquecidas. A maioria de seus habitantes não exerce o direito de defesa; milhares de condenados cumprem penas em locais impróprios; como demonstram reportagens, pesquisas, estudos e relatos.

Neste contexto que o GAPENE (Grupo de Acolhimento aos Presos e Egressos do Nordeste) tem procurado criar e viabilizar projetos que atendam não só as necessidades dos presos e suas famílias, como também, lutar contra a falta de políticas públicas e ações afirmativas, que através da sua efetividade, possam oferecer aos presos e egressos uma oportunidade real de recolocação e ressocialização.